O botox é uma das opções que nós oferecemos para quem deseja suavizar de maneira eficiente as linhas de expressão e conquistar uma aparência mais jovem. 

Conheça o nosso protocolo para esse tratamento, as suas indicações e muito mais.

O que é o botox?

O botox, na verdade, é a toxina botulínica, uma substância que age sobre a acetilcolina, um composto que existe em nosso organismo e que estimula os movimentos dos músculos.

Assim, conforme a toxina botulínica entra no organismo, esse composto tem a sua ação paralisada, fazendo com que a região fique mais esticada e as rugas e linhas de expressão praticamente desapareçam.

O efeito tem prazo de validade mínimo de três meses e máximo de seis meses. Ressalta-se que a região onde a toxina é aplicada não fica marcada, portanto, reaplicações regulares são muito benéficas a longo prazo.

Para quem o botox é indicado?

O procedimento é recomendado a todas as pessoas que têm rugas e linhas de expressão, mesmo que se tratem de rugas mais profundas.

Além disso, esse é um tratamento que costuma ajudar quem tem sudorese excessiva, sorriso gengival, celulite de queixo e quem está com a pele flácida devido a fatores diversos.

Contraindicações do tratamento

Geralmente, o botox é bem tolerado pelas pessoas, mas é importante evitar a aplicação caso haja doenças imunológicas, neuromusculares e relacionadas à coagulação.

O tratamento também não é recomendado para grávidas, pessoas que tenham alergia à toxina botulínica ou para as que têm qualquer problema dermatológico, como lesões inflamadas na pele.

Demora para o efeito do botox aparecer?

Normalmente, as pessoas que fazem a aplicação de botox levam cerca de 72 horas para começar a perceber as diferenças na região, que fica mais lisa e muito mais firme.

Porém, o efeito final da aplicação pode ser percebido já com duas semanas da aplicação do botox, sendo esse efeito mantido pelo tempo de três a seis meses. Durante o período de duração da toxina botulínica não é preciso fazer nenhum tipo de retoque.

Qual é a diferença entre a aplicação corretiva e a preventiva?

É possível aplicar a toxina botulínica antes de as rugas se tornarem mais profundas, ou seja, antes de a estrutura da pele estar mais afetada. Nesse caso, trata-se da aplicação preventiva.

Por outro lado, também se pode fazer a aplicação quando as rugas já estão mais intensas devido à perda mais intensa de colágeno e a maior mobilidade do músculo. Nesses casos, trata-se da aplicação corretiva.

A aplicação de botox dói?

Muitas pessoas ficam com medo de sentir dor quando aplicam a toxina botulínica e desistem do tratamento estético devido a isso. Entretanto, não é preciso ficar receoso porque trata-se de uma picada rápida e de algo totalmente tolerável. Ainda assim, é possível fazer uso de pomadas anestésicas, caso necessário.

Como saber quanto botox terei de aplicar?

A quantidade de botox a ser aplicada, bem como as áreas que podem apresentar bons resultados com esse tratamento, é definida quando o paciente se submete a uma consulta prévia.

Por meio dessa consulta, o médico especialista verificará como está a condição da pele e dos músculos e definirá quais as quantidades mais apropriadas de botox a ser usada.